Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PT vai processar delator da Lava Jato; Bancada apresenta representações contra delegado que ouviu ex-gerente da Petrobras



O PT promete processar judicialmente o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, que acusa o partido de ter recebido propinas em contratos da Petrobras, de 2003 a 2013, num total entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões. A ação do partido - que ainda não está pronta - será protocolada após o período do carnaval, informou hoje (10) o presidente do PT, Rui Falcão.

A bancada do PT na Câmara entrou hoje (11) com três representações, uma na Procuradoria-Geral da República, outra destinada ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e mais uma ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, pedindo esclarecimentos sobre o processo de investigação e a tomada de depoimento do ex-gerente executivo de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco.

Barusco confirmou, em depoimento na Operação Lava Jato, que ele e Renato Duque - ex-diretor de Serviços da Petrobras entre 2003 e 2013 - recebiam propina para facilitar que empresas assinassem contratos de grande porte com a estatal, como os da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Falcão disse, em entrevista coletiva, que “todas as nossas doações são legais, registradas e declaradas à Justiça Eleitoral, que tem aprovado todas as nossas contas. Esse senhor vai ter de responder civil e criminalmente pelos danos morais que está acarretando à imagem do PT por essa acusação falsa. Deixo o desafio para qualquer outro que tente fazer a mesma coisa, e terá de responder perante os tribunais”.

No depoimento do Barusco, ele disse que começou a pegar propina desde 1997, depois demarca o período de 2003 a 2013. Não há uma única pergunta direcionada ao período anterior ao do PT na Presidência da República, ressaltou Falcão, e negou que Barusco tenha sido indicado pelo partido para o cargo que ocupava na Petrobras.

Para o presidente do PT, houve indução nas investigações, e tentativa de criminalização do partido. “No termo de colaboração [depoimento], curiosamente, todas as vezes que é mencionado o PT ou o [tesoureiro] João Vaccari Neto, aparece em negrito, no documento original da PF”, destacou.

Ele acrescentou que o PT vai acionar o comando da Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal, pedindo que sindicâncias sejam feitas para apurar “vazamentos seletivos” de informações dos depoimentos da Operação Lava Jato, que implicam apenas o partido.

Os petistas querem, segundo o líder do partido, deputado Sibá Machado (AC), que sejam esclarecidos alguns pontos da investigação e da tomada de depoimento de Barusco. O líder argumenta que quando Barusco “revelou em detalhes que o pagamento de propinas na Petrobras teve origem em 1997, mesmo ano em que abriu a sua primeira conta-corrente no exterior para receber o valor das propinas”, que o a gente não teve nem curiosidade em fazer perguntas relacionadas à data.  

“O delegado, na nossa opinião, prevaricou, porque não fez nenhuma pergunta sobre como foi o início de tudo. Ele não teve curiosidade em saber nada sobre o assunto. Tem que ir mais fundo. Nós achamos que isso é prevaricação. O delegado não fez nenhuma pergunta, não quis nem saber de 1997, por que não fez nenhuma pergunta? Achamos que houve parcialidade, então não estamos coagindo ninguém. A nossa representação é para que seja investigado o assunto”, disse o líder petista após entregar as três representações.

O Ministério da Justiça informou que o ministro José Eduardo Cardozo recebeu dos petistas a representação para que a Operação Lava Jato amplie a investigação e que seja instaurada investigação para apurar crimes declarados por Pedro Barusco antes de 2003. Segundo o ministério, Cardozo disse que a postura do governo é de que tudo seja investigado sem qualquer exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEOS DE QUALIDADE PARA VC

Acidentes

OS MELHORES VÍDEOS PARA VC

Olha a hora pessoá!!!... Blog Capoeirense com notícia da hora...

PUBLICIDADE GOOGLE

Seguidores

Total de visualizações

Publicidade

Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste

Spi

Arquivo do blog

Sport News

Moto GP News

Football News

Formula 1 News

Basketball News

Postagens populares