Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

OAB enquadra Joaquim Barbosa no caso Cardozo



Nota assinada pelo presidente Marcus Vinícius Furtado Coêlho e por outros dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, divulgada nesta terça-feira, enquadra o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; "O advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes.

Nota assinada pelo presidente Marcus Vinícius Furtado Coêlho e por outros dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, divulgada nesta terça-feira, enquadra o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; "O advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes.  

Essa prerrogativa do advogado é essencial para o exercício do amplo direito de defesa. Não é admissível criminalizar o exercício da profissão", diz o texto; Barbosa, que é pré-candidato à presidência da República em 2018, disse falar em nome dos 'brasileiros honestos' e exigiu a demissão do ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, que recebeu advogados de empresas investigadas na Lava Jato; acabou como a piada do Carnaval 2015

O ex-ministro Joaquim Barbosa, que fez da Justiça um trampolim para a política e causou polêmica com sua exigência de demissão do ministro José Eduardo Cardozo, foi repreendido, em nota, pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Barbosa exigiu – isso mesmo, exigiu – a demissão de Cardozo, porque o ministro recebeu advogados de empresas investigadas na Lava Jato. 

Na nota, a OAB lembrou que ser recebido por autoridades públicas é uma das prerrogativas do advogado – função que Barbosa, supostamente, passou a exercer depois de deixar o STF – e também um dever do servidor público.

O ex-ministro, no entanto, tentou apenas aproveitar uma brecha no noticiário para voltar a ser o que sempre foi: um político, que se vale do populismo mais rasteiro para seduzir corações e mentes.


Leia, abaixo, a nota da OAB nacional:


Nota da OAB Nacional
 
O advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes.  Essa prerrogativa do advogado é essencial para o exercício do amplo direito de defesa. Não é admissível criminalizar o exercício da profissão.
 
A autoridade que recebe advogado, antes de cometer ato ilícito, em verdade cumpre com a sua obrigação de respeitar uma das prerrogativas do advogado. A OAB sempre lutou e permanecerá lutando para que o advogado seja recebido em audiência por autoridades e servidores públicos.
 
Diretoria da OAB Nacional
 
Marcus Vinicius Furtado Coêlho - Presidente
 
Claudio Lamachia - Vice-presidente
 
Cláudio Pereira de Souza Neto - Secretário-geral
 
Cláudio Stábile - Secretário-geral Adjunto
 
Antonio Oneildo Ferreira - Diretor Tesoureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÍDEOS DE QUALIDADE PARA VC

Acidentes

OS MELHORES VÍDEOS PARA VC

Olha a hora pessoá!!!... Blog Capoeirense com notícia da hora...

PUBLICIDADE GOOGLE

Seguidores

Total de visualizações

Publicidade

Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste

Spi

Arquivo do blog

Sport News

Moto GP News

Football News

Formula 1 News

Basketball News

Postagens populares